TRADUTOR

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CASAMENTO – O MITO E A REALIDADE







Vamos comentar alguns mitos (coisas impossíveis) confrontando com a realidade e princípios bíblicos para que você possa ter um bom relacionamento.

01 - MITO:
Se não gostarmos do rumo que os acontecimentos tomarem, podemos parar e voltar atrás.

REALIDADE:

Não há retorno para a posição original. Se você interromper o relacionamento quando já estiverem casados, ambos sofrerão uma perda permanente e irreparável.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Uma só carne – Mateus 19:6

02 – MITO:
Embora muitas vezes eu me deprima ou me irrite, quando encontrar a pessoa certa, me sentirei bem o tempo todo.

REALIDADE:
Mentira, você não vai ser diferente e seu parceiro vai perceber.
Comece a trabalhar seu egocentrismo agora e lute por mudanças.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Nova criatura e dependência de Deus – Mat. 6:33 e II Cor 5:17

03 – MITO:
Não quero me sentir só o tempo todo. O casamento curará esse problema.

REALIDADE:
O casamento não mudará nada, a não ser que você mude.
Há pessoas casadas que vivem em solidão.

PRINCIPIO BÍBLICO:
A presença de Cristo e a pessoa do Espírito Santo deverão ser reais em sua vida – Mat 28:20; João 14:18.

04 – MITO:
Agora peguei e ele(a) é só meu (minha) e posso fazer o que quiser com ele (a) e vai se encaixar direitinho comigo.

REALIDADE:
Pessoas possessivas não fazem bons casamentos. Você não é dono de ninguém. Nem de você.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Tudo pertence a Deus, inclusive você – Sl 37:5; Gl 2:20

05 – MITO:
Sou critico, censurador e forte: não costumo ser gentil.  Preciso de alguém que me compreenda e me aceite como sou, pois me sinto bem assim.

REALIDADE:
Você não precisa de um cônjuge, você precisa de tratamento, para se tornar sociável e agradável.
Caso contrário, passará o resto da vida só.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Considere o outro superior a si mesmo – Fl 2:3 e 4.

06 – MITO:
Preciso de alguém para cuidar de mim: cozinhar, lavar, passar, ajudar nas despesas, etc...
Preciso ser amado.

REALIDADE:
Você esta a procura de uma empregada doméstica.
Você é totalmente imaturo e não vai encontrar ninguém.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Eis que servir é melhor que ser servido – João 13:14-17

07 – MITO:
Não preciso ser corrigido; estou sempre certo.

REALIDADE:
Você não faz parte de nossa realidade. Perfeito, só Jesus Cristo.
Vai viver só o resta da vida.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Não há um justo, nem um sequer. Rm 3:10 e 23

08 – MITO:
Acredito que posso mudar meu cônjuge para ser como eu gosto. Estou me esforçando para isso.

REALIDADE:
Isso não vai acontecer e você pagará caro.
Ninguém muda ninguém.
Quem tem que ser mudado é você.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Procure ganhar seu cônjuge pelo seu exemplo – I Pedro 3:1,2.

09 – MITO:
Se a aparência for boa, tudo bem. Homens atraentes e mulheres bonitas são os ideais.

REALIDADE:
A embalagem pode esconder um produto estragado.
O que importa e o interior, tais como caráter e respeito.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Não atentando para aquilo que se vê. II Cor. 4:18


10 – MITO:
Já que os opostos se atraem, conto com esse fator.

REALIDADE:
As diferenças irão ficar muito aparentes e serão motivos de brigas.
Quanto maior a diferença entre vocês, mais terão que se esforçar  para manter o relacionamento.

PRINCIPIO BÍBLICO:
Exemplo de Nabal e Abigail – I Samuel capitulo 25.


Espero que você possa crescer um pouco mais com essas informações.

Cuiabá-MT, 13 de setembro de 2013

Pr. Elias Souza


Adaptado e ampliado da revista Mocidade – Maio de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário